Informativo Oficial -Sessão do Dia 22/11/2021 PDF Imprimir E-mail
Ter, 23 de Novembro de 2021 16:08

Secretária da Educação na Tribuna Livre.

Criação do Conselho e Fundo Municipal de proteção e defesa dos animais aprovada.

Tribuna Livre

Secretária Municipal de Educação Elisângela Mendes

O espaço da Tribuna Livre desta segunda-feira, dia 22, foi ocupado pela Secretária Municipal de Educação Elisângela Mendes, que falou aos vereadores e à comunidade sobre as ações desenvolvidas pela sua secretaria ao longo deste ano, bem como anunciou algumas metas para o futuro, como o projeto que será avaliado na câmara para aquisição de material e uniformes escolares a serem distribuídos aos alunos da rede pública municipal.

Ordem do Dia

Para a Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 22/11, inicialmente não constava nenhum projeto para votação na Ordem do Dia. Por acordo das Comissões, foram incluídos na pauta e aprovados por unanimidade os Projetos de Lei 132-01/2021, 133-01/2021 e 134-01/2021, todos eles adequando respectivamente PPA, LDO e LOA 2021, abrindo crédito na Secretaria Municipal de Saúde para adesão ao programa da Rede Bem Cuidar – RS com a equipe de saúde do Bairro Imigrantes; o Projeto de Lei 135-01/2021, que abre crédito na Secretaria de Saúde para aplicação dos Recursos Vinculados destinados às ações no planejamento, prevenção e combate à doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana; também os Projetos de Lei 136-01/2021 e 137-01/2021, que adaptam o PPA 2022-2025 e a LDO 2022, transferindo ações do Secretaria de Infraestrutura para a Secretaria de Administração e Segurança Pública, bem como realocando ações da Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde e Secretaria de Administração e Segurança Pública. Ainda do Executivo; e o Projeto de Lei 08/2021, de autoria da Vereadora Tiane Ruschel Cagliari (PV), que Cria o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais CMPDA e o Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal – FUNPROBEM.

Nesta semana, apenas um projeto deu entrada no Expediente da Câmara. Trata-se do Projeto de Lei 138-01/2021, que Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Estrela para o exercício financeiro de 2022, A Lei Orçamentária Anual - LOA.

Foram aprovados e encaminhados na sessão:

Indicação

Do vereador Humberto Canigia Rerig (REPUBLICANOS) – Indica ao Executivo, que providencie a instalação de um guarda corpo ou outra forma de proteção na Rua dos Marinheiros, Bairro Oriental, no trecho onde ocorreu um desmoronamento na encosta do Rio Taquari, na última cheia. E também que a Secretaria de infraestrutura Urbana, estude a possibilidade de reabrir o trafego de veículos leves na ponte entre os Bairros São José e Boa União, bem como na ponte que liga as localidade de Novo Paraíso e o Bairro São José.

Do vereador Marcio Mallmann (PP) – Indica ao Executivo, que estude a possibilidade de instalar piso “TÁTIL”, piso que ajuda as pessoas com deficiência visual, no passeio público da Rua Geraldo Pereira, nas proximidades da residência de N° 1927 até a EMEF Cônego Hugo Sereno Wolkmer.

Do vereador Tiago “Chicó” Lehnen (PSD) – Indica ao Executivo, que estude a possibilidade de aplicar o recurso oriundo da RGE Sul e Eletrobrás na instalação de luminárias de LED no interior do município.

Da vereadora Tiane Ruschel Cagliari (PV) – Indica ao Executivo, que notifique as empresas responsáveis pelos cabos das redes de comunicação, com urgência, para que promovam a retirada dos cabeamentos inutilizados das redes da cidade. Também que estude a possiblidade de instalar câmeras de segurança nas redondezas da Cascata Santa Rita. E que estude a possibilidade de instalar uma lixeira na esquina das Ruas Borges de Medeiros e Ernesto Alves.

Pedidos de Providências

Do vereador Douglas “Doga” Daroit (PTB) – Que a Secretaria de Infraestrutura, realize a roçada e limpeza na Rua Orlando Werle, no Bairro Imigrantes, bem como, providencie reparos na via pública da Rua Mario Nelson Rohsig, Bairro Oriental.

Do vereador Humberto Canigia Rerig (REPUBLICANOS) – Que a Secretaria de Infraestrutura realize o patrolamento e colocação de material (brita) na Rua do Aeródromo, no Bairro São José, que instale lixeiras públicas no Loteamento Solar, em Novo Paraíso e que providencie a instalação de novos brinquedos na praça pública da Rua Tomas Pereira Neto, no Bairro Imigrantes.

Do vereador João Braun (PP) – Que a Secretaria de Infraestrutura, realize reforma e manutenção na praça pública da Rua João Fritholdo Watiher, no bairro Boa União.

Do vereador Tiago “Chicó” Lehnen (PSD) – Que a Secretaria de Infraestrutura, providencie a roçada e limpeza de todas as ruas do Bairro Oriental, bem como providencie a retirada de um tronco de árvore na Av. Rio Branco, em frente à residência de N° 625, no bairro Oriental. E que a Secretaria de Agricultura, providencie a roçada e limpeza de valas na Estrada Municipal TransAcácia, na localidade de Arroio do Ouro.

Da vereadora Tiane Ruschel Cagliari (PV) – Que a Secretaria de infraestrutura, providencie reparos no pavimento asfáltico na esquina das Ruas Geraldo Pereira com José Horn, Bairro Cristo Rei, e que realize a substituição da lâmpada queimada, na Rua Ivo Silvio Gregory, no Bairro Auxiliadora.

Do vereador Volnei Zancanaro (PSL) – Que a Secretaria de Infraestrutura, providencie a limpeza, bem como, realize melhorias na área de lazer localizada na Rua Pedro C. Sulzbach, no Loteamento Solar do Paraíso, na localidade de Novo Paraíso, e que realize consertos nos brinquedos da praça pública localizada na EMEF José Bonifácio, em Costão.

A próxima Sessão Ordinária acontece às 18h30min de segunda-feira (29/11), no Plenário Bento Rodrigues da Rosa, Rua Dr. Tostes, 51, Centro. De acordo com a Resolução de Mesa 14/2021, a Câmara Municipal de Estrela retoma a permissão para participação de público nas Sessões Ordinárias, respeitando o distanciamento social e ainda sendo obrigatório o uso de máscaras.