Informativo Oficial - Sessão do Dia 11/10/2021 PDF Imprimir E-mail
Qua, 13 de Outubro de 2021 11:37

LDO 2022 aprovada com 32 Emendas.

Ordem do Dia

Para a Sessão desta segunda-feira, dia 11/10, inicialmente constava apenas um projeto para votação na Ordem do Dia. Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 112-01/2021, que Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2022 – LDO, com 32 Emendas dos vereadores. Por acordo das comissões foram incluídos também na pauta e aprovados por unanimidade o Projeto de Lei 108-01/2021, que dispõe sobre o parcelamento de débitos do Município de Estrela com seu Regime Próprio de Previdência Social – RPPS; e o Projeto de Lei 122-01/2021, que dispõe sobre o Regime de Previdência Complementar – RPC no âmbito do Município de Estrela.

Nesta semana, nenhum projeto deu entrada no Expediente da Câmara.

Foram ainda aprovados e encaminhados na sessão:

Indicação

Do vereador Felipe Schossler (PTB) – Indica ao Executivo, através da Secretaria de Infraestrutura, que estude a possibilidade de instalar um perímetro para embarque e desembarque de pessoas, nos horários onde os alunos do Colégio Santo Antônio necessitam entrar e sair das salas de aula, na esquina das Ruas Fernando Abott e Cel. Flores, no Bairro Centro, local onde é de acesso dos alunos para a Escola, proporcionando assim, maior segurança e comodidade para pais e alunos.

Do vereador Tiago “Chicó” Lehnen (PSD) – Indica ao Executivo, através da Secretaria de Infraestrutura, que estude a possibilidade de realizar um mutirão de limpeza e orientações sobre descarte correto de lixo/entulho no loteamento Nova Morada. Bem como, que estude a possibilidade de modificar o trânsito na esquina das Ruas Cha Chá Pereira com Cel. Müssnich, Bairro Centro, orientando a não conversão a esquerda em local proibido tendo em vista que no local ocorre inúmeros acidentes.

Requerimentos

Da Vereadora Tiane Ruschel Cagliari (PV) – Requer a remessa de correspondência a Câmara Municipal de Vereadores de Pedreiras-MA, contento Manifestação de apoio a parlamentar e repúdio pelos atos sofridos à Vereadora Katyane Leite, que sofreu episódio de violência de gênero e tentativa de cerceamento de fala durante uma sessão legislativa.

Pedidos de Providências

Do vereador Felipe Schossler (PTB) – Que a Secretaria de Infraestrutura, providencie o patrolamento e a colocação de material nas seguintes Ruas São Cristóvão, Balduíno P. Fink e Travessa Valdomiro Horn, no Bairro Auxiliadora; e Ruas Santa Clara e Theobaldo Barth, no Bairro Cristo Rei.

Do vereador Tiago “Chicó” Lehnen (PSD) – Que a Secretaria de Infraestrutura providencie a roçada e limpeza em toda extensão do Loteamento Ipê, bem como, realize a roçada e limpeza na praça de lazer e a instalação de novos brinquedos, assim como, a construção de uma quadra esportiva (campo de futebol), na praça pública do Loteamento Ipê, no Bairro Pinheiros. E que realize a instalação de novos brinquedos na praça pública da Rua Princesa Isabel, no Bairro Imigrantes.

Da vereadora Tiane Ruschel Cagliari (PV) – Que a Secretaria de Saúde, providencie a aplicação de produto para controle de mosquitos no canil municipal, no açude localizado entre a Estrada Municipal Santa Rita e Estrada Municipal da Linha Delfina, e no loteamento nas proximidades, devido ao excesso de insetos estar causando transtornos aos moradores do entorno. Que a Secretaria de infraestrutura, realize a substituição das lâmpadas de iluminação convencionais por lâmpadas de LED, na Estrada TransantaRita, nas proximidades da Sociedade Italiana Fiori de Piani, bem como providencie a roçada e a poda de árvores e arbustos que avançam para dentro da via, na Rua Josephina Diehl, loteamento Jardim das Pedras, Bairro Cristo Rei. Que providencie a limpeza dos banheiros públicos na praça Henrique Roolart, no Bairro Centro.

Do vereador Volnei Zancanaro (PSL) – Que a Secretaria de Infraestrutura, providencie o conserto das luminárias queimadas nas Ruas Thomas Pereira Neto, bairro Imigrantes e na Avenida dos Estados, Bairro dos Estados.

Próxima Sessão – Entrega do Título de Cidadão Estrelense

A Sessão Ordinária acontece às 18h30min de segunda-feira (18/10), no Plenário Bento Rodrigues da Rosa, Rua Dr. Tostes, 51, Centro. De acordo com a Resolução de Mesa 14/2021, a Câmara Municipal de Estrela retoma a permissão para participação de público nas Sessões Ordinárias, respeitando o distanciamento social e ainda sendo obrigatório o uso de máscaras.

Após a Sessão Ordinária, às 20h, está marcada a Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Estrelense ao médico Ademir Pivatto, aprovado em agosto de 2019 e inicialmente marcada para ser entregue em março de 2020, adiado devido à intensificação do número de casos de Covid-19 no município. A cerimônia ocorre no plenário da Câmara, observando os protocolos sanitários.