Tribuna 04/05/2015 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 04/05/2015

 

Andreas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Falou sobre sua participação em diversos eventos durante o feriadão e destacou que Estrela tem o privilégio de contar com os grupos folclóricos, ressaltando que os mesmos se apresentam em diversas comunidades. Em aparte Ernani e Adriano parabenizaram as atividades dos grupos. Hamester relatou uma conversa com um munícipe que manifestou preocupação com a segurança, mesmo em localidades do interior. Lembrou que no país inteiro a violência se agrava, a educação recebe menos investimentos, o sistema de saúde com problemas, classe política desacreditada, sistema judiciário moroso, déficit no policiamento. Lamentou que muitas vezes os administradores governam fazendo apenas o suficiente para garantir a reeleição e não pelo desenvolvimento real de um povo. Reiterou que só a educação pode trazer o desenvolvimento para um povo. Destacou a reunião com o secretário de Educação que falou aos vereadores sobre o plano municipal de educação.

 

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Agradeceu ao vereador Cristiano e ao seu partido pela oportunidade de retornar à casa. Desejou ao colega Marcelo Braun, sucesso como líder de governo e elogiou a disposição do colega em estar sempre bem informado. Citou manchete em jornal de circulação municipal em que destaca o prefeito de Estrela como um dos 50 melhores do Brasil. Destacou também a atuação do vice-prefeito e da equipe da administração para o atingimento de tal reconhecimento de nível nacional.

 

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a boa relação entre os vereadores. Relatou um chamado que recebeu de um casal que pediu ajuda pois uma gestante precisava de uma vaga na UTI neonatal e não conseguiu pois não haviam vagas. Lorena ressaltou as dificuldades enfrentadas pela casa de saúde e questionou que se em municípios como o nosso que tem recursos aplicados, há dificuldades, comparou com a situação de municípios de outras regiões do país. Agradeceu o atendimento prestado pelo Hospital Estrela, a atenção dedicada pelo secretário de saúde, pois a situação foi normalizada e mesmo sem vaga na UTI, a gestante em questão foi baixada para um leito comum enquanto aguarda essa vaga. Lorena se disse feliz pelas obras do PAC 2, que estão em andamento no bairro Boa União, asfaltando diversas ruas. Lembrou do caso de moradores de uma rua que há pouco fizeram manifestação trancando a rua, agora que receberam asfalto convidaram todos os envolvidos, vizinhos e administração e fizeram um churrasco em comemoração. Falou sobre a situação de uma avenida no bairro pinheiros e que em conversas com o governo municipal verificou que o que está ao alcance da administração está sendo feito. Comentou a realidade enfrentada pelos conselheiros tutelares. Parabenizou o secretário de Educação Marcelo Mallmann que foi convidado pelo governo do Estado para falar sobre a implantação da Escola da Inteligência no município.

 

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos. Desejou sucesso ao colega Marcelo Braun agora como líder de governo. Destacou a festa anual da comunidade São José Operário. Falou sobre a atração do Domingo clássico. Falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo Conselho Tutelar, e relatou reunião dos vereadores com conselheiros tutelares de estrela sobre um projeto de ampliação das ações do Conselho junto às escolas. Citou matéria jornalístico em rede nacional de televisão sobre a morte de conselheiros tutelares e lamentou a falta de estrutura e principalmente a disparidade do salários dos conselheiros em todo o Brasil e em Brasília. Pediu que o secretário de saúde exija do governo federal o envio das vacinas contra a gripe, relatando que em estrela as mesmas acabaram em um dia.

 

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Destacou a prorrogação por mais um ano o prazo para o cadastro ambiental rural. Pediu que a secretaria de agricultura destinasse um servidor para fazer o curso e ficar à disposição dos agricultores a fazer esse cadastro, e revelou que o secretário José Adão Braun já destacou uma servidora para esta função. Birck afirmou que vai solicitar ao secretário de Meio Ambiente a cedência de um funcionário para também ajudar nesta questão. Falou sobre os investimentos para implantação deste sistema de monitoramento por satélite, que demandou um investimento de mais de R$100 milhões. Birck pediu aos colegas que também informem os agricultores sobre a importância deste cadastramento. Parabenizou a nova direção do jornal Nova Geração. Em aparte Lorena também parabenizou a nova direção do periódico. Birck destacou o trabalho integrado dos grupos de trabalho intersetorial do programa saúde na escola, e frisou que o tema proposto foi de alimentação saudável e prática de atividades físicas. O edil lembrou que este é um projeto desenvolvido em parceria entre as secretarias de saúde e educação.

 

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Falou sobre reunião do Copnselho Municipal de Segurança, onde o principal tema foi a segurança no transito. Silva relatou sugestão do Major Abreu pela colocação de instalação de travessias elevadas para pedestres, e afirmou que já falou com o secretário de planejamento Marco Wermann, sobre a necessidade de um estudo para estabelecer a instalação destas  na rua Coronel Brito, que seria uma solução que beneficiaria não somente os pedestres, mas também a redução da velocidade impressa pelos veículos em diversas vias. Lui destacou o sistema implantado em frente à rodoviária, e Gerson esclareceu que este exemplo deu sim resultado, mas que o exemplo citado é de um quebra-molas, e que uma elevada é uma solução que não agride tanto o carro. Em aparte Paulo Birck afirmou que o mais importante seria a existência de fiscais de trânsito para fiscalizar e multar no caso de irregularidades, e também elogiou o sistema de recuos nos cruzamentos que foram implementados em alguns pontos do centro. Gerson pediu que as pessoas respeitem mais a sinalização. Falou sobre o projeto de videomonitoramento. Elogiou o trabalho desenvolvido pela AEPA, pelo trabalho voluntário desenvolvido pela entidade e convidou a comunidade para evento com apresentação de cães adestrados e que os munícipes contribuam com doação de rações. Convidou a comunidade para palestra sobre segurança e prevenção contra perigos da rede elétrica. Em aparte Lorena lembrou de casos de acidentes com choque elétrico.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a importância da conscientização e prevenção contra riscos de manuseio da rede elétrica. Falou sobre a confraternização do sindicato dos metalúrgicos. Ernani também elogiou o trabalho desenvolvido pela entidade de classe. Scheeren cumprimentou o colega Lui que retorna ao legislativo. Cumprimentou o colega Pedro Canísio pela passagem como suplente no legislativo. Falou sobre as vacinas contra a gripe e ressaltou que isso não é uma responsabilidade do governo do município, mas sim do governo federal.Vanderlei reiterou que sabe que a culpa é do ministério da saúde, mas pediu que o município faça algo. Paulão falou sobre a necessidade de educação para a melhoria de vários aspectos da vida em sociedade. Cumprimentou a primeira-dama pela aquisição do jornal Nova Geração. Desejou um feliz dia das mães.

 

Marcelo Braun (PSDB) – Cumprimentou a todos. Agradeceu ao prefeito pela confiança da indicação para o cargo de líder de governo, e reiterou aos colegas que vai manter os esforços para atender aas dúvidas dos colegas, ressaltando que é fácil trabalhar como líder de governo quando o executivo tem essa boa relação com o legislativo como acontece em Estrela. Falou sobre a necessidade de educação para tudo na vida, não apenas no trânsito. Desejou feliz dia das mães.