Tribuna 31/03/2014 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 31/03/2014

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Agradeceu a secretaria de obras por ter implementado um redutor de velocidade no bairro das industrias. Elogiou a prestação de contas que o prefeito tem feito nos bairros e comunidades do município, afirmando que é importante que o chefe do poder executivo vá as localidades para acompanhar o que precisa de melhoria. Citou os horários da feira do peixe nos dias que antecedem a páscoa. Também convidou a comunidade a prestigiar a feira de artesanato.

Adriano Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Lamentou fatos de abandono de animais que têm ocorrido na cidade, onde as pessoas deixam os animais muitas vezes nas estradas e estes são atropelados. Scheeren destacou que é preciso as pessoas se conscientizarem antes de adotar um cão. Em aparte o vereador Ernani de Castro sugeriu que se cobre mais ações das ong’s de defesa dos animais que recebem verbas publicas. Scheeren destacou também as implantações de diversas elevadas nos bairros para reduzir a velocidade impressa pelos veículos. Em aparte o vereador Marcelo Braun destacou que se implantarem muitas elevadas, não haverá fluxo no trânsito sendo assim preciso que os motoristas se conscientizem da necessidade de não ultrapassar a velocidade. Em aparte o vereador Gerson da Silva destacou que não se pode colocar elevadas em diversos pontos, mas existem pontos-chave que necessitam deste recurso para controlar a velocidade dos veículos. Falou sobre o projeto de contrapartida do governo municipal ao asfaltamento da RS 129 no Arroio do Ouro.

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou a nova diretoria da Cacis recém empossada. Schossler ressaltou que teve pedidos atendidos pelo executivo, pelos quais agradeceu. Falou sobre a exposição sobre o regime militar e relembrou que no período havia repressão, perseguição e eliminação de diversos cidadãos que se opunham ao regime. Comemorou a vitória do povo nesse processo. Ressaltou o veto do prefeito a sua emenda e afirmou que espera que o veto não tenha se dado em função de ser de autoria de um opositor, pois o objetivo é de pensar o bem do povo. Em aparte o vereador Lui ressaltou essa matéria apesar de contar com a melhor das intenções é inconstitucional, pois os vereadores não podem legislar sobre matéria tributária.

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Relatou sua conversa com o prefeito sobre o veto a emenda do vereador Pinha que exime os portadores de deficiência física do pagamento de taxa do lixo. Birck ressaltou que o texto da emenda era muito amplo, não informando quais deficiências seriam beneficiadas por esta isenção, ou mesmo deixando possibilidade para determinar estes quesitos. Revelou que da conversa com o mandatário do município surgiu a ideia da formação de uma comissão. Em aparte o vereador Luiz Fernando Schneider (PMDB) questionou como se daria a formação desta. Birck revelou que a comissão precisaria ser criada pelo poder executivo e receber representantes de diversos setores. Schneider questionou o assessor jurídico sobre a possibilidade de compor uma comissão interna, ao que o advogado da câmara explicou que esta comissão poderia ser mista e seus trabalhos fossem aproveitados na formação futura de um conselho municipal. Parabenizou grupos de terceira idade pelas atividades desenvolvidas. Falou sobre o requerimento de sua autoria para que a tribuna seja cedida a representante do Hospital Estrela no próximo mês.

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Comparou as cidades de Gramado tem uma lagoa onde os turistas andam de pedalinho, e em Estrela há no centro da cidade um açude de criação de mosquitos. Lembrou que o governo anterior abriu processo contra o dono da obra, e pra sua surpresa o governo atual processou o dono e que este cidadão integra o primeiro escalão do governo municipal. Questionou o veto do prefeito e ressaltou ao colega Felipe que é dessa forma que o governo age com quem é oposição. Ressaltou que não há dialogo com o executivo. Lembrou que fez diversos pedidos de informação que não foram respondidos mas que vai buscar estas informações no Ministério Público. Em aparte o vereador Lui questionou se Paulão compareceu à reunião marcada com o prefeito para prestar esclarecimentos. Scheeren disse que Lui falta com a verdade. Falando ao secretário Schneider da Saúde, revelou que foi retirado mais de 1 milhão de reais para folha de pagamento, e quer saber pra onde foi essa verba. Questionou o vereador Lui sobre o pedido que fez ao líder de governo sobre os valores das máquinas licitadas recentemente. Reiterou que acha boa a iniciativa da prestação de contas mas que não apresenta dados reais, ressaltando que inclusive foi divulgado na imprensa.