Tribuna 24/03/2014 PDF Imprimir E-mail

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Agradeceu quem participou da programação do Multimulher. Mostrou a primeira página do jornal Informativo que trazia a foto das premiadas no troféu Multimulher. Agradeceu a primeira-dama do e à administração municipal. Agradeceu a Anelise Haussmann, presidente da Liga de Combate ao Câncer e demais integrantes da comissão organizadora. Em aparte o vereador Luiz Fernando Schneider pediu que Lorena transmitisse à comissão do evento pelo prêmio recebido por sua esposa. Lorena apresentou mais uma vez os nomes das mulheres agraciadas pelo troféu Multimulher. Parabenizou a Ascar/Emater pela passagem do seu aniversário, citando a equipe.

 

Ernani de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Comentou o projeto de sua autoria para disciplinar a distribuição de panfletos, destacando a necessidade de atentar para este fato, pois esses panfletos vão parar nas bocas de lobo e reafirmou que a fiscalização depende de um maior comprometimento dos fiscais da prefeitura. Em aparte o vereador Marcelo Braun ressaltou a importância de todos os cidadãos também atentarem para isso. Andreas parabenizou o colega pelo projeto, ressaltando o teor educativo da proposta. Castro revelou conversa com o secretário municipal de desenvolvimento urbano sugerindo que haja mais um turno de funcionários que cuidam da iluminação pública. Também se mostrou preocupado com o entupimento das bocas de lobo. Em aparte o vereador Andreas Hamester destacou que na maioria dos casos o entupimento ocorre por restos de obras que correm para essa rede causando a obstrução. Lembrou da audiência pública na semana anterior com a Corsan, e trouxe o número de que 40% do esgoto é tratado no país.

 

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Novamente trouxe sua preocupação com a exigência do PPCI nas comunidades e revelou reunião dos vereadores com o corpo de bombeiros e que mesmo assim outros encontros devem ser agendados pois do contrário, se as comunidades não conseguirem se adequar, não poderão mais receber eventos. Parabenizou a SMEL pelo inicio dos jogos intercomunitários. Parabenizou a comissão organizadora do MultiMulher. Convidou a comunidade para os eventos de prestação de contas do Executivo, destacando que na quinta-feira seguinte à sessão às 14hs acontece na comunidade de São Jacó e às 19h30min no bairro Pinheiros.

 

Andreas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Sugeriu que a coordenadoria das escolas estaduais de Estrela para esclarecer também a situação desta rede. Comentou a noticia de uma grande agência de turismo que desde o ano passado mostra interesse em comercializar um roteiro no vale em um passeio de trem entre Estrela e Guaporé. Parabenizou a organização do MultiMulher e sugeriu que as agraciadas com o troféu sejam convidadas para virem à câmara serem apresentadas a todos os edis. Falou sobre o encontro e exposição sobre os 50 anos dos grupos folclóricos de Estrela.

 

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Parabenizou o trabalho do secretário de educação mas lamentou que o governo federal invista tão pouco neste setor. Parabenizou os alunos e professores da Escola Estadual de educação Básica Vidal de Negreiros pelos 94 anos. Parabenizou o colega Marcelo Braun pelo pedido de providência de colocação de um abrigo de ônibus no Alto da Bronze e reiterou que esse foi seu primeiro pedido na casa. Acusou o prefeito de mostrar outro orçamento nas prestações de contas nas comunidades, diferente dos números mostrados na apresentação do orçamento da câmara. Questionou o prefeito sobre a folha salarial. Em aparte o vereador Gerson ressalta que mesmo a criação da nova secretaria de trabalho e habitação, e que os recursos que estão vindo se devem também a contrapartida que o município tem dado.em aparte o vereador Ernani questionou se Felipe estava acusando o prefeito de mentir, ao que Felipe rebateu que não, apenas não concordava com os números apresentados.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre os professores que estavam na plateia da câmara quando o secretário da educação. Sobre a cerimônia de lançamento dos jogos escolares Paulão acusou que o cerimonial convidou a representante da CRE, Denise Goulart mas não a deu palavra, o que Paulão classificou como descriminação. Ressaltou que Denise tem uma série de conquistas para Estrela, e por ser suplente de vereador não recebeu vez. Ressaltou que o Jornal Folha de Estrela divulga as ações positivas do município. Parabenizou o colega Ernani pelo projeto e ressaltou que o problema é principalmente da inoperância da fiscalização. Relembrou que na ultima sessão o presidente Marcelo Braun questionou se o governo Celso Bronstrup não teria feito mais se buscasse recursos, e explicou que no governo Yeda foi empenhada uma contrapartida mas que na troca de comando no estado o governador Tarso ignorou a obras e a contrapartida empenhada por Celso permaneceu engessada até o fim do mandato. Ressaltou que os vereadores aprovam contratações e não fiscalizam. Se declarou contrario ao projeto que obriga os loteadores a construir toda a estrutura de água, luz e esgoto. Em aparte o vereador Marcelo Braun destacou que buscou informações sobre o preço dos terrenos e estes, com o custo de estrutura aumentam de cinco a seis mil reais, e que os moradores muitas vezes não conseguem pagar o financiamento e o calçamento ao mesmo tempo, e destacou que os terrenos estão dobrando de preço a cada ano, e este momento ou se freia ou se permanece nas mãos destes empresários. Em aparte o vereador Ernani destacou que os loteadores hoje abrem uma rua irregular e deixam a responsabilidade para o município. Paulão Scheeren destacou que não tem nada contra a viagem do colega à Brasília, mas que não concorda com a justificativa.

 

Adriano Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Sobre sua viagem a Brasília, afirmou que deve prestar contas a comunidade, e esclareceu que a zona portuária era um dos temas tratados, e destacou que é um interesse do seu partido ajudar o governo municipal a resolver essa questão da utilização do Porto de Estrela. Destacou que não foi à Brasília a passeio e que seu interesse é de trabalhar pelo desenvolvimento do município. Em aparte o vereador Gerson Adriano da Silva  destacou que qualquer ação feita em prol de trazer o desenvolvimento da cidade é bem vinda. Scheeren relatou visita ao dep. Fed. Beto Albuquerque ponde articulou uma emenda parlamentar para a comunidade de Cristo rei, mas que ao chegar à capital federal descobriu que as emendas foram cortadas, mas que veio com a sugestão de articulação de um projeto para encaminhar ao governo em busca de verbas para esse fim, de construção de uma sede para a comunidade. Também revelou articulação por investimentos na reforma da escadaria de acesso ao rio Taquari. Reiterou que não está na câmara preocupado com a questão financeira e revelou que da viagem à capital federal, não precisou utilizar todo o valor da diária e devolveu um significativo montante.