Tribuna 29/04/2013 PDF Imprimir E-mail

Luis Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o pedido de informações do vereador Paulo Floriano Scheeren sobre os critérios de contratação de um Engenheiro Agrônomo. Citou o Projeto que deu entrada na Casa, de reconstrução da escadaria de acesso ao Rio Taquari, e afirmou que este local se tornará um ponto turístico. Também discorreu sobre o projeto que prevê contratação de professores para a rede pública municipal, bem como outro projeto que versa sobre a contratação de agentes de saúde para atuarem nos bairros. Sobre o Projeto de Lei nº 062, que concede espaço público para a AJES, frisando a emenda proposta pelo vereador Adriano Scheeren, e cobrou o vereador Paulo Floriano Scheeren pelo fato de este último ter pedido vistas do projeto.

 

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Comentou sobre a tribuna Livre que foi ocupada pelo Secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e habitação Cristiano Nogueira da Rosa, que foi convidado por Silva. Falou sobre os colegas que recentemente estiveram em Brasília em busca de verbas para o município, e citou ocasiões em que verbas já foram protocoladas para Estrela.

 

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Iniciou relatando que recebeu denuncias de maus tratos a animais. Citou alguns papeleiros que circulam pela cidade carregados por animais magros e “judiados”. Em aparte o vereador Andréas Hamester afirmou que a solução para este problema é o aumento da fiscalização. Também em aparte, o vereador Adriano Scheeren citou que a fiscalização é muito importante, mas é preciso que a população se conscientize e não abandone animais. Castro frisou que não é contra o trabalho dos carroceiros, apenas contra os maus tratos aos animais. Falou sobre o projeto de nº 062, que beneficia a AJES, mas citou que ainda na ultima sexta-feira atendeu a convite do presidente do CPM da creche localizada no mesmo terreno e que necessita de ampliação de seu pátio, e ressaltou que não quer prejudicar nenhum dos lados.

 

José Itamar Alves (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o trânsito no município, ressaltando alguns pontos críticos, e revelou que esteve em reunião com o prefeito e este afirmou que será contratada uma empresa para realizar um estudo de melhorias no trânsito do município. Elogiou os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde. Em aparte, o vereador Lui Schneider também agradeceu ao secretário da Saúde. Alves parabenizou a nova executiva de seu partido. Parabenizou a Miss Estrela Laura Träsel e suas princesas, reafirmando que estas meninas vão representar a beleza da mulher estrelense pelo estado. Falou sobre o Projeto 062, explicando que embora o vereador Paulo Floriano Scheeren tenha pedido vistas, não quer dizer que o projeto não será aprovado. Parabenizou a nova diretoria da OAB subseção Estrela.

 

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Apresentou uma proposta de melhoria ao Projeto da Atual administração de construção de uma estrada que liga a BR 386 à Rota do Sol. Em aparte o vereador Lui Schneider parabenizou a iniciativa da vereadora e de seu partido. Também em aparte o vereador Gerson Adriano da Silva ressaltou que a mudança proposta é boa, mas há o problema das desapropriações pois há terrenos dispostos de forma paralela ao projeto do atual governo.

 

 

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre alguns problemas no trânsito do município. Citou a explanação da vereadora Lorena, de uma proposta de seu partido, alternativa ao projeto do atual governo de ligação entre a BR 386 com a Rota do Sol. Em aparte, o líder de governo na Câmara, Lui Schneider assegurou que esta proposta será levada ao Poder Executivo, e perguntou à vereadora Lorena e ao vereador Vanderlei se havia um orçamento da diferença de recurso. Eidelwein ressaltou que a diferença seria algo em torno de R$ 1 milhão, mas que é uma grande oportunidade de fazer esta obra, visto que o governo municipal está alinhado com os governos estadual e federal, o que facilitaria a vinda de verbas.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou o secretário Cristiano pela explanação, mas questionou o secretário sobre o anuncio de 200 casas populares e disse duvidar que isso aconteça este ano. Falou sobre a vinda de cursos profissionalizantes, afirmando que isso é positivo, mas se preocupa quando vê palestrantes de fora do estado, questionando se mesmo tendo uma universidade em Estrela, outra em Lajeado e não se encontra alguém qualificado para palestrar nestes cursos. Falou sobre a máquina que estava em Estrela para trabalhar nos açudes, mas que foram prometidas obras em 60 propriedades, e só foram realizadas obras em 4. Em aparte, o vereador José Alves questionou o vereador Paulo se foram feitos açudes na época em que Scheeren era secretário, e Alves anunciou que em duas semanas a máquina Poclain estará de volta para concluir os serviços em Estrela. Scheeren afirmou que se não fez açudes foi porque a lei não permitia, e questionou quem estava autorizando essas obras agora. Quanto ao pedido de vistas, explicou que não é contra o projeto 062, mas apenas quer que as conversas sejam ampliadas, para que sejam contempladas ambas as partes interessadas. Em aparte Lui Schneider questionou o porquê após oito anos de governo o partido do vereador Paulo entregou a escola nessas condições. Paulo questionou se realmente há diálogo na atual administração, pois um ex-filiado do partido do atual governo afirmou que não há diálogo.

 

Adriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre visita ao Secretário do Planejamento Marco Wermann, ocasião em que trataram sobre o asfalto da Delfina, que está deteriorado. Informou que um ofício já foi feito direcionado à empresa responsável pela obra. Em aparte o vereador Paulo Floriano Scheeren lembrou que há uma garantia para obras deste tipo, Adriano ressaltou que por este motivo buscou informações junto a secretaria competente. Também em aparte, Gerson da Silva elogiou a postura do vereador Adriano em buscar informações. Pida comentou sobre o projeto de lei nº062, citando o trabalho da AJES no município. Questionou o vereador Paulo Floriano Scheeren que subscreveu a emenda do vereador Adriano e na sessão pediu vistas do projeto. Ressaltou que hoje o patrimônio em questão está sendo depredado sem ter quem o ocupe.

 

Élio Jair Kunzler (PTB) – Cumprimentou a todos. Citou uma reunião à tarde, na qual transcorreu assinatura de convênio com a empresa Lativida. Falou sobre outra reunião da qual participou em que foram abordadas algumas possíveis soluções para o trânsito do município. Falou também sobre explanação do Capitão da Brigada Militar pedindo apoio para criação da Brigada Mirim. Falou sobre evento entre as escolinhas de futebol, e ressaltou a importância desse tipo de trabalho para afastar as crianças das drogas. Sobre a máquina Poclain, Kunzler ressaltou que foi ele, juntamente com o vereador Alves que articularam a vinda dessa máquina que executou trabalhos. Ainda sobre o vereador Paulo, Élio questionou os elogios ao governo passado, e perguntou o porquê não foi investido mais em saúde. Sobre outra afirmação do vereador Scheeren, Kunzler questionou como seria possível manter as estradas do interior em boa qualidade com o maquinário sucateado.

 

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a escolha da Miss Estrela da nova corte do município. Falando sobre trânsito, afirmou que sugeriu que a Brigada ceda um brigadiano para ajudar a agilizar o fluxo em horários de pico em pontos como o entroncamento da Cel. Brito com a Cel Mussnich, bem como a policia rodoviária estadual, que coloque um policial para ajudar a orientar o trânsito no trecho da RST 453, que dá acesso ao bairro. Afirmou que hoje só existe asfalto em Delfina por causa da administração passada. Em aparte o vereador Adriano Scheeren disse que em nenhum momento criticou o antigo governo, apenas apontou o que pode melhorar. Schossler citou alguns casos de violência de repercussão nacional e questionou porquê deputados, senadores e juízes ficam gastando tempo com brigas de ego para saber quem manda mais e não trabalham por penas mais severas para esses bandidos. Cumprimentou a explanação do secretário Cristiano Nogueira que falou sobre os trabalhos de sua pasta. Schossler parabenizou a atual administração pela seqüência dada aos projetos Navegar e Segundo Tempo, que o governo passado manteve mesmo quando o governo federal cortou verbas. Disse que também foi procurado por causa dos maus tratos a animais e que espera que se aumente a fiscalização.