Tribuna 15/04/2013 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

 

Tribuna Livre – ocupada pela Irmã Teresia Steffens – Diretora do Hospital Estrela

 

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Iniciou parabenizando a administração pelo projeto de aquisição de máquinas para o município. Falou sobre o anúncio da presidente da republica de investimentos do PAC – 2 feito esta semana, beneficiando diversas rodovias do estado. Ressaltou que dentro do cronograma de investimentos do governo federal, Estrela deve receber maquinário ainda no segundo semestre. Em aparte, o vereador Adriano Scheeren também parabenizou o governo municipal. Gerson falou sobre o seminário de cooperativismo ocorrido na ultima sexta-feira, ressaltando assuntos abordados no evento, de grande relevância para impulsionar o desenvolvimento de Estrela, em especial na área do porto. Destacou ainda que em conversas com a população e identificou reclamações sobre as faixas de segurança, que eram escorregadias. Silva conversou com o coordenador do setor e foi encontrada uma solução através de uma técnica de colocação de microesferas de vidro que ajudam na solução deste problema.

 

Andréas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o sucesso da edição do Domingo clássico, que transcorreu no dia anterior à sessão. Fez um convite à população para que prestigiem as apresentações. Destacou a participação da Emater em sessão anterior, na qual se falou que Estrela é uma das cidades que se destacam na produção de leite. Parabenizou os 84 anos do Hospital de Estrela e  a fala da diretora da instituição no inicio da sessão. Ressaltou que entende as criticas ao hospital, mas que também entende o lado da casa de saúde. Falou da importância das visitas ao hospital por parte dos vereadores, como uma ocasião em que isso já aconteceu esse ano. Ainda citou que já encaminhou na Câmara um pedido para que na primeira sessão do mês de maio ocorra a participação do grupo de escoteiros Rumara, de Estrela. Ainda fez menção as festividades de aniversário do município. Falou sobre reunião ocorrida na manhã de segunda-feira com a Amturvales para tratar sobre assuntos de interesse do setor de turismo do município, destacando o roteiro delícias da colônia. Falou sobre uma feira que acontece ainda esse ano em Lajeado que deve atrair diversos investidores, profissionais, e entidades ligadas ao turista. Destacou por fim a exposição sobre o ex-prefeito Adão Henrique Fett.

 

José Itamar Alves (PTB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a Irmã Teresia Steffens e o Hospital Estrela pelos seus 84 anos. Falou sobre o projeto de Lei de sua autoria que extingue o recesso parlamentar no primeiro ano de legislatura. Fez um resgate histórico na redução dos recessos, e agora com a extinção do mesmo no primeiro ano de legislatura. Em aparte o vereador Vanderlei cumprimentou o vereador Alves pela iniciativa. Alves cumprimentou os organizadores do festival do chucrute. Cumprimentou a secretaria de obras pelas melhorias no setor de trânsito. Em aparte o vereador Gerson também ressaltou a preocupação com a vida dos cidadãos. Alves destacou o pedido de instalação de quebra-molas na Rua Henrique Uebel e dois lançantes obrigando os motoristas a reduzirem a velocidade e os acidentes. Falou sobre o patrolamento da São Jacó e colocação de brita, também nas comunidades de São Luis e Roncador. Por fim citou a abertura da exposição sobre o ex-prefeito Adão Henrique Fett, cumprimentou a filha do homenageado que esteve presente.

 

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Parabenizou na pessoa da Irma Teresia os 84 anos do Hospital. Falou sobre o seminário do cooperativismo, que foi prestigiado por diversas autoridades, desde o prefeito e o vice de Estrela até membros do governo federal. Falou sobre o lançamento do 48º Festival do Chucrute, destacando que todos os secretários municipais estiveram presentes no lançamento. Fez referências ao domingo clássico que ocorreu nas dependências da Câmara de Vereadores. Falou sobre a exposição homenageando Adão Henrique Fett, destacando a presença de familiares do homenageado e demais autoridades. Parabenizou a AEPAN-ONG que organizou a exposição.

 

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Parabenizou o Hospital Estrela pelos 84 anos. Lamentou que o Governo do Estado tenha sido o que menos investiu em saúde. Lamentou que o ministro da agricultura já se encontre envolvido em acusações de caixa 2. Cumprimentou a empresa Tangará Foods, que está investindo mais de R$19 milhões no município. Destacou que esta empresa é resultado de boas ações do governo anterior. Parabenizou os idealizadores da exposição sobre Adão Henrique Fett.

 

Adriano Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou os 84 anos do Hospital Estrela destacando o trabalho árduo executado na casa de saúde. Falou sobre o curso que a defesa civil, a administração municipal e setor de segurança no trabalho vão disponibilizar para a população nos campos de manuseio de extintores e p´raticas de segurança em ocorrência de sinistros. O Curso inicia 18 de maio em Arroio do Ouro. Paulo Scheeren, em aparte destacou que parabeniza a iniciativa mas destacou que seria preciso colocar este tipo de capacitação também nas auto-escolas. Adriano ressaltou que este curso não terá custo e deve durar em torno de 4 horas. Parabenizou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela SMEL, na realização dos jogos interbairros, ressaltando as regras que promovem a participação dos moradores das comunidades. Ressaltou qe há ocorrência de muitos acidentes na RS 129, pedindo que se faça um trabalho educativo e que seja intensificada a sinalização no trecho do entroncamento da RS 129 e da Julio de Castilhos. Parabenizou a família e os organizadores da exposição sobre Adão Henrique Fett.

 

Ernani de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a Irma Teresia pelos 84 anos do Hospital Estrela. Falou de sua experiência de participar do grupo da terceira idade Raio de sol, o que o edil classificou como motivo de alegria por ver diversos idosos aproveitando a vida. Falou sobre a festa anual do esporte clube união, ressaltando que é preciso apoio para as comunidades, possibilitando estas festas anuais. Pediu que o departamento de trânsito atentasse à Rua Fritoldo Wathier, pois há necessidade de uma elevada para diminuir a velocidade impressa por diversos motoristas naquela via. Parabenizou a AEPAN pela organização da exposição. Destacou o aniversário da Sociedade Rio Branco, fazendo um breve regate da história da sociedade e de sua estrutura. Encerrou fazendo convite ao evento que celebra o aniversário da entidade na sexta-feira seguinte.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Referiu-se ao comentário de Alexandre Garcia na rádio do Vale, onde o jornalista se referiu a um aeroporto na Áustria, onde dez aviões estavam no pátio, todos decolaram no horário, só o avião brasileiro atrasou. Garcia teria dito que no Brasil há muitas leis, mas pouca cultura. Scheeren se referiu ao fato de orgulhar-se por ouvir estas palavras de um cidadão estrelense. Scheeren se referiu à diretora do Hospital Estrela,  Irmã Teresia Steffens afirmando que entende a situação do hospital, mas que também é um critico, ressaltando que houve melhoras desde o inicio do ano. Referiu-se ao projeto que repassa verbas à casa de saúde. Falando sobre a exposição sobre o ex-prefeito Adão Henrique Fett, destacou que para ser lembrado, é preciso fazer boas obras, lembrando que na sessão anterior referiu-se às obras do ex-prefeito Celso, que também foi prefeito por dois mandatos. Citou empresas que receberam auxílio do governo anterior e que hoje dão retorno ao município. Falou sobre a situação das estradas, afirmando que tanto se critica o parque de máquinas, mas que na administração passada as estradas tinham boas condições. Falou sobre problemas na secretaria municipal da saúde, pois segundo o edil foi aprovado projeto para contratação de profissionais que ele ainda não viu trabalhando. Sobre a ponte sobre o Arroio Boa Vista, criticou o DAER, que abriu a ponte provisoriamente para ser inaugurada apenas em outro dia.

 

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a direção do Hospital Estrela, pelos 84 anos. Parabenizou a AEPAN pela promoção da exposição sobre o ex-prefeito Adão Henrique Fett. Afirmou que novas pesquisas estão sendo organizadas pela AEPAN com outras personalidades da história do município, ressaltando que é muito importante lembrar essas pessoas importantes de nosso município. Quanto à ponte sobre o arroio Boa Vista, Schneider ressaltou que está liberada parcialmente para o trânsito, resolvendo parte do problema do acesso entre os bairros são José e Boa União. Referiu-se a um projeto antigo de se fazer um retorno por baixo da BR 386, ainda no governo de Leonildo Mariani, e que os governos que sucederam nada fizeram. Em aparte, Paulo Scheeren lembrou que foi dito em certa época que este projeto era inviável. Schneider pediu apoio dos demais vereadores na aprovação do projeto que visa a contratação de profissionais para a área da saúde. Em aparte o vereador Gerson ressaltou a importância deste projeto, pois isso melhoraria o atendimento nos postos de saúde, inclusive desafogando o setor de emergências do hospital. Pediu também apoio ao projeto que cede um servidor para que seja reaberta a agencia do IPE em Estrela. Por fim destacou o investimento de quase R$ 20 milhões da Tangará Foods no município, o que vai gerar novos empregos e retorno para o município.