Tribuna 01/04/2013 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão Ordinária do dia 1º/04/2013

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Fez considerações sobre a palestra proferida no inicio da sessão pelo extensionista da Emater, Martin Schmachtemberg, afirmando que o atual secretário do meio ambiente merece destaque pelo projeto de criação de peixes no município. Fez referências ao atual secretário da agricultura José Adão Braun pelo projeto de limpeza de açudes no município.  Citou projetos que estão na pauta de votações e destacou a importâncias de aprovação dos mesmos. Relatou que em outras oportunidades as administrações não davam o devido valor às empresas do município. Schneider comentou sobre a instalação de dois redutores de velocidade no bairro das Indústrias. Cumprimentou o colega Marcelo Braun (PSDB) que foi eleito presidente de seu partido.


Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a Rádio Independente pelo aniversário desta empresa, citando que hoje este grupo está inclusive com uma emissora em Estrela. Saudou a apresentação da Emater, rememorando o período em que ele, Scheeren, esteve a frente da secretaria municipal da agricultura. Discorreu sobre a situação dos agricultores no município, citando a importância dos auxílios e estrutura disponibilizada para o homem do campo. Falou sobre o DAER, lamentando que visitas são feitas mas não é obtida nennuma solução, pois segundo o vereador, é vergonhoso que o governo do Estado e o Daer fazem, demorando para executar obras. Falou sobre um pedido de informações que fez, questionando sobre a contratação emergencial de uma empresa para limpeza urbana e ainda não recebeu resposta. Em aparte, José Itamar Alves (PTB) respondeu que o Executivo tem prazo de 15 dias para responder, Scheeren rebateu afirmando que este prazo já passou, por fim Alves reiterou que essa resposta deve chegar em breve ao vereador. Citou a máquina cedida pelo governo do estado, que estaria atendendo há muito tempo na mesma propriedade, questionando o vereador Élio se o tempo não se esgotaria. Kunzler respondeu que houve um atraso que prejudicou a obra mas que os trabalhos serão concluídos.


José Itamar Alves (PTB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a rádio Independente que completou 62 anos. Em aparte, o vereador Lui Schneider reiterou os cumprimentos aos funcionários e direção da referido emissora. Falou sobre o patrolamento da Linha São Luis e sobre melhorias na Rua Henrique Uebel. Referindo-se ao vereador Paulão, citou que a antiga administração desrespeitava a Câmara, não respondendo os pedidos de informação da casa dentro do prazo. Em aparte o vereador Paulão citou que a situação continua a mesma, pois este ainda não recebeu sua resposta. Alves citou casos em que foi preciso entrar na justiça para que a antiga administração atendesse os pedidos de alguns vereadores. Em aparte, Lui também deu exemplos em que não foi atendido pelo ex-prefeito.

 

Adriano Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Saudou a equipe da Rádio Independente pelos 62 anos de serviços prestados à comunidade regional. Saudou o atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Falou sobre a necessidade de iluminação nas propriedades do interior, ressaltando que é preciso um projeto que estabeleça a real necessidade das comunidades para que a AES Sul atenda a demanda. Falou sobre o asfalto na Linha Delfina, pois segundo o vereador é preciso que o setor de trânsito pinte os quebra-molas e as placas indicativas nesta via para melhorar a segurança. Pediu que seja feito o recolhimento dos pneus que foram jogados às margens da Rua Julio de Castilhos. Pediu placas de advertência em frete a UTL, também alegando segurança.

 

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a Rádio Independente pelos 62 anos.  Agradeceu à Secretaria da Agricultura, afirmando que na manhã de domingo um agricultor da Linha Lenz ligou para a vereadora, relatando a morte de uma vaca. Lorena conta que ligou para o Secretário da Agricultura, e este prometeu que este animal seria enterrado, fato que a parlamentar confirmou na mesma manhã. Voltou a citar a situação do lixo no bairro Boa União, classificada como preocupante, e que na manhã da segunda-feira já havia trabalhadores resolvendo este problema. Parabenizou a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, que entrou em um programa do governo federal para aquisição de alimentos dos produtores do município. Citou a coluna de Luiz Carlos Freitag, na qual foi manifestada preocupação com a ponte sobre o arroio Boa Vista no bairro Boa União. Em aparte, Lui Schneider, em nome da administração, agradeceu pelo reconhecimento da vereadora às ações do Poder Executivo.

 

Andréas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Iniciou refletindo sobre a distância entre teoria e prática. Voltou a falar sobre os animais abandonados, revelando reuniões que aconteceram desde o inicio do ano e que já existem algumas definições quanto ao que precisa ser feito e nas próximas semanas o vereador deve encaminhar à Casa pedidos de providências para pedir um funcionário que seja fiscal nessas questões. Pedirá também a confecção de um calendário que defina dias para vacinação de animais com objetivo de executar controle de natalidade. Também pretende pedir ampliação do Canil Municipal. Também falou sobre a elaboração de um projeto de castração. Em aparte o vereador José Alves relatou que muitas vezes carros de fora da cidade despejam animais em bairros de Estrela. Hamester citou a importância de a população anotar a placa destes veículos e denunciar. Andreas falou sobre as posturas da população em muitos casos, como no exemplo citado pelo vereador Ernani de eventos no Parcão que terminam com a área cheia de lixo. Encerrou perguntando como mudar essas condutas nas pessoas.

 

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a Rádio Independente pelo aniversário. Parabenizou também a Emater pelo trabalho realizado junto ao produtor rural. Falou sobre o grupo folclórico pela organização dos bailes do festival do chucrute. Citou que a administração passada sempre apoiou estes projetos e desejou que a atual mantenha esse trabalho. Citou matéria que viu na mídia com entrevistados que viveram os horrores da ditadura militar. Falou sobre o projeto de um senador que pretende acabar com os subsídios dos vereadores. Falou sobre a assembleia legislativa que terminou com o 13º e 14º salário, mas criou um auxílio pago no inicio e outro ao fim do ano. Reiterou que espera que esses projetos sejam revistos. Falou sobre projeto de sua autoria que homenageia a família Werle dando nome de um membro desta família à uma rua. Em aparte, o vereador Andreas lembrou uma ocasião em que um líder mundial citou que o Brasil não era um país sério. Felipe ressaltou que o trabalho precisa ser gradual.

 

Élio Kunzler (PTB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a primeira-dama que organizou festa no parque Princesa do Vale beneficiando várias crianças. Citou o apoio de diversas empresas, em especial à Lativida, ressaltando que este doa alimentos em diversos eventos. Paulão também cumprimentou a primeira-dama pela iniciativa, por realizar um evento em prol das crianças mais necessitadas. Kunzler ressaltou o empenho da primeira-dama. Citou a fala do vereador Paulão, sobre a máquina que está atendendo açudes no município, e disse concordar com Scheeren de que a máquina não vai conseguir atender toda a necessidade de uma só vez, mas que já se está articulando a volta desta em breve para realizar mais uma rodada de serviços.

 

Ernani de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o pedido que fez em conjunto com a vereadora Lorena pela limpeza das ruas dos bairros, que foi atendido. Ainda destacou que estão sendo contratados mais operadores de máquinas o que deve resultar numa melhora do trabalho. Citou o empenho da primeira-dama, dos secretários e diversos empresários no evento da última quinta-feira no Parque Princesa do Vale. Falou sobre a visita à escolinha de futebol Xaropinho, no bairro Marmitt, que o vereador fez na semana anterior em conjunto com o secretário de Esportes e Lazer. Falou sobre o sucesso do torneio de Bolão da Sociedade Rio Branco. Parabenizou a Rádio Independente pelo aniversário e agradeceu os veículos que ajudaram na divulgação da campanha do vereador pela conscientização dos pedestres que atravessam na BR 386 e não na passarela.