Tribuna 03/04/2017 PDF Imprimir E-mail

Tribuna 03/04/2017

 

Márcio Mallmann (PP) – Cumprimentou a todos. Relatou que uma reclamação sua, de que uma família não conseguia acessar a internet no interior, e que buscou informações e o problema já foi solucionado. Agradeceu os colegas vereadores que acompanharam a reunião no Arroio do Ouro em que o Executivo revelou que será aberta uma EMEI na localidade, destacando que será um dos primeiros casos de creche no interior. Agradeceu o prefeito e o secretário da educação. Relatou a situação da estrada no interior que em breve vai receber patrolamento após a sua reclamação.

 

Felipe Schossler (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre ação que aconteceu no loteamento Nova Morada, enfatizando a campanha de vacinação de animais de estimação, para combater e controlar possíveis focos de doenças, bem como controle de natalidade. Falou sobre as melhorias feitas pela capatazia de Costão, que está sob comando do ex-vereador Paulo Floriano Scheeren.  Cumprimentou o colega Márcio Mallmann que buscou liderar o movimento em prol da abertura de uma EMEI em Arroio do Ouro. Cumprimentou o menino Thomas Machado, vencedor do programa The Voice Kids.

 

Volnei Zancanaro (PR) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou o colega Márcio Mallmann e os demais envolvidos na mobilização da comunidade de Arroio do Ouro em prol de EMEI. Criticou que o prefeito, no ato em Arroio do Ouro, falou mais sobre o asfaltamento que deve ser feito em breve na RS 129, e pouco sobre a EMEI, que era o objetivo da reunião.  Falou que gostaria que a licitação do asfaltamento da RS 129 tenha datas e prazos para as etapas da obra. Pediu que o povo não seja ludibriada pelo poder público. Elogiou a secretaria de obras que atendeu um pedido seu, de limpeza no bairro Pinheiros. Falou sobre o PL 031, que foi aprovado na ultima semana com voto contrário seu e do colega Norberto Fell. Disse que não aprovará projetos que especifiquem o que vai ser comprado. Cobrou que seus colegas, que aprovaram o projeto, expliquem pro povo o que será comprado para o gabinete do prefeito, conforme dizia o projeto. Pediu que o prefeito mande para a câmara uma lista com as notas de compras do que foi adquirido. Disse que vai protocolar um pedido sobre quais e quantos prédios o governo tem alugado, mas reiterou que não acredita que vá receber, lembrando que fez pedido ao secretário José Alves a lista de quem foi contemplado com as casas populares e ainda não recebeu resposta.

 

Marco Aurélio Wermann (PV) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o projeto de ressarcimento do transporte de estudantes, e revelou que o mesmo deve chegar ao legislativo na próxima semana. Lembrou que desde 2010 busca uma solução para este problema. Fez um agradecimento das Escolas Estaduais, que ajudaram na busca de solução, e pressionaram para que os pais dos alunos recebessem o ressarcimento destes valores, e reiterou o papel fundamental da casa legislativa nessa conquista. Reiterou que é preciso ajuizar contra estado e federação as questões que não são de responsabilidade do município, mas são empurradas para os prefeitos. Convidou a comunidade a participar de uma palestra que vai esclarecer detalhes sobre sistema político e propostas de alteração no mesmo, promovida pela Faculdade La Salle. Falou sobre a Emater e elogiou o ato da entidade de agradecer a câmara pelo apoio na campanha pela manutenção do status de filantropia da Emater que foi renovada recentemente.

 

Norberto Fell (PPS) – Cumprimentou a todos. Parabenizou o colega Márcio Mallmann por liderar a mobilização na comunidade de Arroio do Ouro, e relembrou sua trajetória naquela comunidade, onde foi aluno da escola que lá existia. Falou sobre a importância de fiscalizar as promessas feitas. Destacou a importância de cobrar do DAER a limpeza do acesso à estrela pela estrada trans Santa Rita. Falou de sua viagem à Brasília, ao ministério da Cultura, e destacou sua satisfação em receber orientações sobre o que pode ser feito no município. Falou sobre a receptividade que recebeu do prefeito para agilizar os projetos que poderiam ser encaminhados em Brasília. Ressaltou que estava esperançoso quanto a possibilidade de conclusão do Centro Cultural. Contou que em 2013 a estimativa de valores para conclusão da obra girava em mais de R$2 milhões. Revelou que entregou ao ministro da cultura material sobre o Festival do Chucrute. Revelou também que recebeu mais atenção do que esperava do ministério. Relatou que deve protocolar ainda esta semana um pedido para que os valores da obra do centro cultural sejam atualizados. Revelou que está aberta a possibilidade de utilização de incentivos através da Lei Rouanet para as obras do centro cultural. Falou sobre a licitação do asfalto de Arroio do Ouro, e esclareceu que pelo que entendeu do edital a licitação será do trecho inteiro e a execução sim será em etapas.

 

Darlã Bellini (PSB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a iniciativa da equipe do COMDICA no evento “Em dia com o Leão”, que ocorreu no ultimo sábado. Falou sobre a importância de repassar esse imposto que iria para Brasília, para entidades do município. Márcio Mallmann revelou que buscou contato com a empresa JBS de Montenegro, pedindo para que a mesma destine parte deste imposto para Estrela. Marco Wermann destacou que é importante que os vereadores busquem estas alternativas. Bellini falou sobre pedidos de sua autoria por limpeza e roçadas em ruas do município e que foram atendidos. Revelou que foi procurado por moradores da Figueira para reclamar da situação da RS 129, e reiterou a importância de pedir que o patrolamento, quando for feito, seja realizado em todo o trecho. Falou de um pedido de sua autoria, pedindo o conserto de uma calçada na Cel. Mussnich. Convidou a comunidade para o jantar da caça, promovido pela Sociedade Italiana.

 

Tiago Augusto Lehnen (PSDB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou o colega Márcio e toda a comunidade de Arroio do Ouro. Solidarizou-se com a família da menina Stéfany, de Fazenda Vilanova, que precisa de R$84 mil (oitenta e quatro mil reais) para custear materiais para a reconstrução da face. Destacou que há diversas promoções para arrecadar recursos para este fim. Parabenizou a Secretaria da Cultura pelo evento Arte na Escadaria.